quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

A arte de colar




Sticker, a arte de colar!



Muros coloridos já não são novidade nas nas ruas de São Paulo. Agora uma nova arte surge na cidade.São os stickers, desenhos recortados, de diversos tamanhos, que não se limitam a muros e paredes. Os stickerspodem ser colados em postes, placas de trânsito, latas de lixo, janelas e em tudo que der pra colar.Essa nova onda é chamada de Sticker art. A tendência surgiu em 1990 como forma alternativa de divulgar idéias de protesto. O sticker é considerado uma arte pós-moderna.



Bruno Borges, 20, adepto dessa nova arte, investe em desenhos que expressam o ativismo vegetariano e divulgação dabanda dele, o "Estupra Mas Não Mata?"."Grafitti é legal, eu curto bastante, mas não faço. Sticker é mais moderno e mais chocante. Quando você vê um(sticker) na rua, você imagia o trabalho que deu para o artista desenhar e recortar a parada. É chapado". Os stickers de Bruno podem ser encontrados principalmente no centro de São Paulo. Mas ele também espalha a artepelo Capão Redondo, extremo sul da capital, na região onde mora.



Para Bruno, a grande mídia tem fechado os olhos para essa nova cultura urbana. "Quantas matérias você já viusobre stickers, sem ser em revistas especializadas? Eu nunca ví. No seu caso, é uma matéria para a faculdade.Me deixa muito feliz, mas é pouco". Na Rua Augusta, centro de São Paulo, é fácil encontrar a arte difunduda em todos os cantos. O Sticker art tambémé facilmente encontrado em terminais urbanos, sejam de ônibus, trens ou metrôs. João Vitor, 19, também espalha sticker por São Paulo. "Já colei na zona sul, no centro, em vários lugares. O ruim é que quase sempre os lixeiros da prefeitura arrancam os stickers. Por isso eu gosto de lugares abanonados, como casas velhas e comércios abandonados". Para João,a mídia não tem olhado com carinho para a cultura paulista. " É fácil assistir e ler matérias sobre museus e culturas típicas, mas é difícl encontrarmatérias sobre arte urbana".


O sticker art causa mais espanto do que um simples desenho na parede. "Eu estava dirigindo, passando pelo viaduto Jucelino Kubtchek, quandome deparei com o desenho de uma mulher nua, de costas, em tamanho natural, colado no muro. Quase bati o carro, cara (risadas", conta oestudante de jornalismo, Marcos Latino. Ele completa "É impressionate, meu. Impressionante. Foi uma artista plástica que colou o desenho lá. Qual é o nome disso daí mesmo? Sticker?"



Se você ficou curioso, vá passear pela Avenida Paulista, deça a Rua Agusta e ande pela Avenida Nove de Julho. Você verá vários stickersespalhados em tudo o que é canto. Bom passeio.

Nenhum comentário: