domingo, 14 de dezembro de 2008

Aniversário AI-5


Há exatamente 40 anos entrava em vigor no Brasil o Ato Institucional número 5. O decreto deu início aos anos de chumbo da ditadura militar. Foi o golpe dentro golpe de 1964.
Ruas e avenidas, que concentraram o poder quando o Rio de Janeiro era a capital federal, hoje estão tranqüilas. Bem diferente do que se via em 1968. Inspirados nos protestos que varriam a Europa, os Brasileiros exigiam a volta da democracia.
No auge da pressão popular, o presidente Arthur da Costa e Silva convocou uma série de reuniões com o conselho de segurança nacional.
A data: 13 de dezembro de 1968, exatos 40 anos atrás. O local: Palácio Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Ao término do encontro, foi assinado, nesta biblioteca, o documento que mudaria por uma década a história do país. Os brasileiros passavam a conviver com o mais tenebroso ato institucional baixado pela ditadura militar, o AI-5.
O presidente podia fechar o congresso e suspender direitos políticos. O habeas corpus deixou de existir. A censura entrou em cena. Na época, o deputado federal Fernando Gabeira tinha 27 anos. Resistiu por mais de um ano, até que aderiu à luta armada.

Nenhum comentário: